Atualmente, o país é a sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido, de acordo com o Press Trust da Índia.
O PIB nominal do país, medido em dólares, deverá crescer de US$2,7 trilhões em 2021 para US$8,4 trilhões em 2030, disse um relatório do provedor de informações IHS Markit Ltd.
Este rápido ritmo de expansão econômica veria o tamanho do PIB da Índia superar o do Japão até 2030, tornando-a a segunda maior economia da região Ásia-Pacífico.
O tamanho da economia indiana também seria maior do que o das maiores economias da Europa Ocidental (Alemanha, França e Reino Unido) até 2030.
Em geral, espera-se que o país continue sendo uma das economias que mais cresce no planeta durante a próxima década, disse o relatório.
Para o ano fiscal de abril de 2021 a março de 2022, a taxa de crescimento real do PIB da Índia deverá ser de 8,2%, recuperando-se de uma forte contração de 7,3% em relação ao ano de 2020-2021, disse Markit da IHS.
A economia também deve continuar a crescer fortemente no período fiscal 2022-2023, a um ritmo de 6,7 por cento.
O rápido crescimento do mercado interno de consumo, bem como seu grande setor industrial, fazem do país um destino de investimento cada vez mais importante em muitos setores, incluindo fabricação, infraestrutura e serviços.
Além disso, a transformação digital da Índia acelerará o crescimento do comércio eletrônico, mudando o cenário do mercado varejista de consumo durante a próxima década.
Até 2030, 1,1 bilhão de indianos terão acesso à Internet, mais do que o dobro dos 500 milhões de usuários estimados em 2020.
Além disso, o grande aumento do investimento estrangeiro direto nos últimos cinco anos também continuou com forte impulso em 2020 e 2021.
Ser uma das economias que mais cresce fará da Índia um dos mais importantes mercados a longo prazo para uma ampla gama de indústrias, incluindo fabricação e serviços.
gas/abm/vmc