Ao discursar na XXII Reunião de Ministros das Relações Exteriores desse mecanismo, Álvarez destacou a atuação do México à frente do órgão durante seu mandato temporário, especialmente por ter alcançado as metas propostas em meio à pandemia Covid-19.
Ratificou o apoio dominicano às novas ações anunciadas pela Argentina, que assumiu a presidência pro tempore da Celac nesta sexta-feira, e disse: “Faremos todos os esforços para apoiar as novas medidas, especialmente as medidas de saúde, aquelas que visam a concertação regional contra a organizações financeiras internacionais e o acesso às vacinas ”.
Salientou ainda o empenho do seu país na luta contra a corrupção e a impunidade e explicou como o seu Governo tem garantido a independência dos órgãos anticorrupção, o que tem mostrado resultados importantes no combate a este flagelo.
Álvarez condenou o ataque ao primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, ocorrido na cidade de Gonaïves (noroeste) em 1º de janeiro, e expressou apoio dominicano à implementação da atual resolução do órgão regional para ajudar aquela nação caribenha .
mgt / ema / hb