Segundo Iván Acosta, Ministro da Fazenda e Crédito Público, as vendas internacionais de café trouxeram mais de 480 milhões de dólares, um valor que beneficia os 45.000 colhedores de café, e o gado quase um bilhão de dólares, graças ao trabalho de 154.000 produtores nesta área.
Ele estimou uma recuperação ativa em termos de volumes exportados, com mais de 700 milhões de dólares de lucro em relação a 2020 e mencionada entre os principais insumos comercializados para os frutos do mar, com o embarque de mais de 45 milhões de quilos.
O diretor executivo da Câmara de Pesca, Armando Segura, disse que o setor superou a crise gerada pela pandemia de Covid-19 e mencionou os Estados Unidos, países europeus, Taiwan, México e a região da América Central como os principais mercados para os frutos do mar.
Por sua vez, o presidente da Câmara do Calçado de Couro, Alejandro Delgado, previu um crescimento nesta área neste ano de cerca de 20%, com a produção de 16 milhões de pares de sapatos e a incorporação do mercado hondurenho.
Segundo o funcionário, em 2020 eles produziram 14 milhões de pares, cinco dos quais destinados à Costa Rica e ao Panamá, e ele anunciou uma viagem à China nos próximos dias para importar couro, uma aquisição mais rápida após o restabelecimento dos laços com a nação asiática.
msm/dgh/vmc