22 de February de 2025

NOTICIAS

Cuba realizará em abril Congresso Internacional de Biotecnologia

Cuba realizará em abril Congresso Internacional de Biotecnologia

Havana, 9 jan (Prensa Latina) O Grupo da Indústria Biotecnológica e Farmacêutica de Cuba (BioCubaFarma), convocou a comunidade científica mundial para o Congresso Internacional BioHabana 2022.

De acordo com comunicado desta entidade,o encontro agendado para acontecer de 25 a 29 de abril, tem como principal objetivo a realização de um exercício de tradução de Ciências da Vida no Desenvolvimento de Negócios, num novo contexto científico, de gestão da inovação, e da saúde em nível mundial.

O encontro, que terá lugar no Centro de Convenções da capital desta nação caribenha, permitirá um amplo debate das experiências e resultados dos participantes, tanto de países industrializados como de países em desenvolvimento, para a construção de alianças que permitam um maior impacto sobre a saúde pública.

Cuba é um pequeno país com escassos recursos materiais e com resultados notáveis ​​no controle da doença, destacou o comunicado da BioCubaFarma ao alertar sobre a necessidade de enfrentar no futuro e conjuntamente o aumento da carga de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no mundo .

Entre os principais temas do evento estarão a pandemia Covid-19, tecnologia médica e indústria 4.0; bem como inflamação crônica, câncer e autoimunidade; biotecnologia agropecuária e as doenças cerebrais.

Também abordarão temas como bioprocessos e inovação em novos modelos de negócios para setores de alta tecnologia.

As ciências biológicas, afirma o texto, estão passando por uma fase de mudanças fundamentais, semelhantes às ocorridas na física no início do século XX e o principal motor dessas mudanças está na convergência com outras ciências.

Neste contexto, indica, a natureza “global” dos desafios para a saúde humana (conforme ilustrado pela pandemia de Covid-19), bem como os desafios alimentares, energéticos e ambientais, é cada vez mais evidente.

Refere ainda que o confronto com a pandemia revelou a capacidade de resposta da comunidade científica e da indústria biofarmacêutica, assente numa abordagem multidisciplinar e interinstitucional que alcançou uma integração sem precedentes na história das Ciências Biomédicas.

“É hora de aproveitar o ímpeto gerado nos últimos dois anos para enfrentar a fase pós -Covid-19”, enfatiza.

mem / cdg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES