O professor Francisco López está encarregado de ministrar as aulas no centro cultural Nave Oficio de Isla, em Havana, local que abrigará até o dia 14 o diálogo e a troca de experiências entre os participantes.
De acordo com o programa do evento, que homenageia os 153 anos dos acontecimentos ocorridos em 22 de janeiro de 1869, haverá palestras, leituras dramatizadas, prévias, painéis e colóquios, entre outras atividades.
Das ações previstas, destaca-se a homenagem a Vicente Revuelta, renomado ator cubano, diretor teatral, pedagogo e fundador do Grupo Teatro Estudio, que reviverá através de anedotas de pesquisadores e discípulos sobre sua vida e obra.
A Conferência também sediará a III Oficina Nacional de Imprensa, Humor e Identidade, liderada pelo Centro de Promoção do Humor, na tentativa de inserir trabalhos investigativos e promover espaços de reflexão sobre a especialidade em Cuba.
O concurso permitirá um encontro com o vencedor do Prêmio Nacional de Teatro 2021, Dagoberto Gainza, além de leituras dramatizadas do texto Verdeyerba, de Christian Medina, pelos integrantes do Teatro Retablos.
A agenda de Villanueva, que termina em 31 de janeiro, também inclui um espaço dedicado à crítica com os criadores sobre a coreografia cubana, o teatro e a comunidade, o processo de construção de personagens, poética e cenários futuros.
gás/yrv/glmv