A moeda criptográfica caiu 3,7% para $40.766 e acumula perdas este ano nas proximidades de 12%, a maior contração para um início do ano desde pelo menos 2012.
De acordo com o chefe executivo da Infrastructure Capital Advisors Jay Hatfield, é provável que as moedas criptográficas permaneçam sob pressão descendente, já que o Federal Reserve (Fed) reduz suas injeções de liquidez.
Bitcoin, ele previu, poderia terminar abaixo de $20.000 até 2022, pois a política de aperto do Fed não só afeta as taxas de juros, mas também o prêmio de risco de ações, já que o Fed retira fundos do mercado de capitais.
Hatfield explicou que investimentos mais arriscados, tais como tecnologia sem rendimento, ações meme e moedas criptográficas, são afetados de forma desproporcional em relação ao resto do mercado. Esses investimentos são cerca de duas vezes mais voláteis do que o mercado mais amplo, portanto têm o dobro do prêmio de risco das ações médias, disse ele.
Entretanto, as previsões para 2022 para a moeda digital são mistas, temperadas pela decisão do Federal Reserve de aumentar as taxas de juros e reduzir os estímulos.
rgh/tdd/vmc