Segundo mensagem no Twitter do Instituto Finlay de Vacina (IFV), responsável pelos produtos Soberana 01, Soberana 02 e Soberana Plus, até o final de janeiro toda a população cubana vacinável deve ter recebido seu reforço ou dose de reforço.
“Recentemente, decidiu-se acelerar essa campanha de imunização para melhorar a resposta imunológica à circulação da nova variante do vírus SARS-CoV-2, Ômícron, detalhou a IFV na rede social.
Ele também explicou que a vacina cubana Soberana 02 pode ser aplicada como um reforço de qualquer esquema de imunização anterior, como o Abdala de três doses ou outros imunizantes aplicados em qualquer outro país.
As pessoas que receberem esta quarta injeção devem cumprir o requisito de ter o esquema vacinal completo (três aplicações anteriores) e que tenham decorrido pelo menos três meses desde a última injeção.
Também pode ser administrado para aqueles que excederam a Covid-19 e estão totalmente vacinados, bem como para residentes que chegam ao país com alguns dos imunógenos disponíveis internacionalmente, após seis meses da inoculação final.
A mídia detalhou que em territórios como a província oriental de Holguín, estão sendo preparadas cerca de 500 vacinas de reforço da imunização para mais de um milhão de pessoas imunizadas, principalmente com o imunógeno Abdala, o primeiro da América Latina, desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.
Por sua vez, a província mais ocidental do país, Pinar del Río, também avança na administração do propulsor.
Até o momento, mais de 96.200 pessoas de Pinar del Río que completaram o esquema com Abdala e não sofreram com Covid-19 já receberam o reforço.
Dados do Ministério de Saúde Pública cubano referem que 2.577.892 cubanos já têm o reforço, dos quais 155.030 o receberam no âmbito de estudos clínicos e 2.422.864 pertencentes à vacinação em massa.
jf / cdg / ls