As delegações foram lideradas pelo primeiro ministro vietnamita Pham Minh Chinh e seu homólogo do Laos, Phankham Viphavanh, que concluiu uma visita oficial de três dias na segunda-feira, sua primeira no exterior desde que tomou posse em março do ano passado.
Mais especificamente, as partes concordaram em aumentar o comércio em pelo menos 10%, o que em 2021 estava próximo de 1,3 bilhões de dólares, bem como o investimento do Vietnã no Laos, que atualmente é de 5,18 bilhões de dólares.
Eles também concordaram em fortalecer os laços na política, diplomacia, defesa-segurança, gestão comum de fronteiras, em fóruns regionais e internacionais – particularmente na ONU e na Associação das Nações do Sudeste Asiático – e no combate à pandemia de Covid-19.
Os dois chefes de governo também lideraram um fórum focado em facilitar os negócios entre os dois países, que contou com a presença de executivos de 60 empresas vietnamitas e 20 empresas do Laos.
A mídia dos dois países deu ampla cobertura à visita de Phankham Viphavanh e concordou que ela dará um forte impulso às relações bilaterais.
mem/asg/vmc