A abertura da exposição tornou-se um preâmbulo do evento, por sua vez, a primeira atividade da campanha pelos 40 anos da Casa del Caribe, fundada pelo relevante intelectual, que também foi o arquiteto dos Festivais Internacionais do Caribe.
Nas palavras de apresentação, o Dr. Raúl Ruiz destacou que Mirabal transcende o apelido de Pintor das Bandeiras, por suas contribuições conceituais à arte cubana contemporânea, algumas delas evidenciadas no conjunto.
Ruiz destacou que na obra artística do criador se aninha a fértil progênie cultural e genética de sua avó, a cantora haitiana Martha Jean Claude, filha das duas ilhas por causa de seus laços estreitos com sua pátria adotiva, bem como sua defesa do independência do Haiti,Cuba e América Latina.
Ele fez alusão às imagens de seu ancestral, as cores branco, azul e vermelho como um aceno para figuras caprichosas da natureza e as alegorias à Virgem da Caridade de Cobre como uma expressão do sagrado e duradouro na memória de uma iconografia artística edificante de identidade.
Com uma trajetória internacional notável, prêmios transcendentes e presença de suas peças em coleções particulares e institucionais em Cuba e no mundo, Mirabal colocou recentemente no Aeroporto José Martí, em Havana, uma peça que combina a bandeira nacional com um girassol.
mem / mca / glmv