O exercício de controle pretende focar os programas dos setores energético, geológico e de mineração do país, com visitas a obras em andamento, termelétricas e investimentos em fontes renováveis de energia, conforme revelou em videoconferência realizada nesta terça-feira com parlamentares.
Santiago Lajes, à frente da comissão de Indústria, Construção e Energia da Assembleia, sublinhou a importância de agregar docentes universitários à supervisão e formação em temas como a recém-aprovada Lei do Ordenamento do Território e Urbanismo e Gestão de Solo, para a sua correta implementação.
Aludiu também à participação dos deputados no trabalho de transformação de bairros e comunidades em todo o país, ao mesmo tempo que apontou a necessidade de dar seguimento às políticas aprovadas de economia energética.
Os legisladores também estarão de olho na safra de açúcar no período correspondente à campanha e na análise do programa de produção de suínos no país.
Em referência à primeira dessas questões, os parlamentares verificarão nas bases produtivas a atenção aos trabalhadores, o cumprimento da colheita e os indicadores de eficiência planejados, entre outros aspectos.
Para avaliar o desenvolvimento da suinocultura, por sua vez, visitarão diferentes produtores, a fim de detectar as melhores experiências e propor propostas para a sua recuperação gradual.
As ações de controle programadas também serão direcionadas para o processo de aperfeiçoamento dos órgãos do Poder Popular, o controle sobre a prestação de contas aos eleitores e a implementação da estratégia de desenvolvimento territorial, entre outras questões.
rgh/lrg/cm