A Comissão de Transferência de Comando Presidencial mantém reuniões diárias com o Ministério das Relações Exteriores, a Polícia Nacional, as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de socorro, para prestar assistência e segurança.
De acordo com os membros da equipa designada pela presidenta eleita Xiomara Castro, do Partido Libertad y Refundación (Libre), as forças da ordem vão deslocar tropas nas ruas para salvaguardar os participantes na cerimônia de inauguração de 27 de Janeiro no Estádio Nacional.
Em relação aos representantes internacionais, a comissão confirma Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos; Nayib Bukele, presidente de El Salvador; Laurentino Cortizo, presidente do Panamá; Marcelo Ebrard, Ministro das Relações Exteriores do México e Johny Briceño, Primeiro Ministro de Belize.
A lista também inclui Evelyn Wever-Croes, primeira-ministra de Aruba; Takashi Uto, secretário da Liga Parlamentar do Japão; Félix Plasencia e Rander Peña, chanceler e vice-chanceler da Venezuela, respectivamente, e Gabriel Boric, presidente eleito do Chile.
Outras figuras convocadas são: o ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández; o ex-governador da Espanha Jorge Luis Rodríguez Zapatero; a vice-presidenta da Argentina, Cristina Fernández; o ex-presidente da Bolívia Evo Morales e o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo.
rgh/dh/cm