Em ato a ser realizado no Monumento a Los Palmeros, será lembrado o 50º aniversário da queda dos jovens revolucionários Amaury Germán Aristy, Virgilio Perdomo, Ulises Cerón e Bienvenido Leal, mortos no quilômetro 14 da rodovia Las Américas pelas forças militares do governo do ex-presidente Joaquín Balaguer.
Segundo os organizadores do evento, uma coroa de flores será colocada no monumento construído em sua homenagem e será realizado um passeio, desde aquele local até a caverna onde o grupo estava escondido naquele dia fatídico.
Os eventos comemorativos também incluem um concerto chamado Cuatro Guitarras para Los Palmeros, que será realizado no anfiteatro La Dramática na Plaza Juan Pablo Duarte, assim que os níveis de infecções por Covid-19 forem reduzidos.
A queda em combate destes destacados combatentes dos Comandos da Resistência ligados ao projeto guerrilheiro do Coronel Francisco Caamaño e aos acontecimentos de abril de 1965, é considerado um dos acontecimentos mais sangrentos ocorridos nesta nação.
msm/ema/cm