Stefano Ciafani, presidente da organização ambientalista mais difundida na Itália, descreveu a iniciativa como um importante passo em frente e a primeira ação verde em 2022, que também lembrou a posição de vanguarda deste país contra os utensílios de plástico descartáveis.
Ele também mencionou as regulamentações nacionais para contrastar o lixo marinho, como a proibição de sacolas plásticas e cotonetes não biodegradáveis e não compostáveis e o uso de microplásticos no enxágue de produtos cosméticos, levados em consideração pela lei europeia.
Através de um comunicado a Legambiente anunciou que as principais alterações à nova disposição na Itália, que prevê multas que variam entre os 2.500 e os 25.000 euros, vão proibir a venda de talheres, pratos, palhinhas e outros produtos de plástico.
Inclui também “oxodegradáveis”, ou seja, materiais plásticos que contêm aditivos que, por oxidação, levam à fragmentação do material plástico em microfragmentos, além de cotonetes, agitadores para bebidas, além de outros recipientes específicos para comidas e bebidas.
Ciafani especificou a importância de intensificar a batalha a favor dos utensílios reutilizáveis, em relação aos utensílios de uso único, que, infelizmente, em plena pandemia do Covid-19, reaparecem.
Incentivou o aparecimento nas últimas semanas de produtos de plástico muito semelhantes aos descartáveis, mas “reutilizáveis” por um número limitado de vezes, conforme indicado na embalagem, mas que na sua opinião é uma forma de contornar a proibição e leva a um aumento da o uso de plástico em vez de uma diminuição.
Insistiu na urgência de promover uma redução drástica e concreta, através de uma aplicação efetiva da diretiva; sensibilizar as pessoas para a adoção de comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis, lembrando que a dispersão do plástico no meio ambiente também pode causar sérios danos à biodiversidade.
Em 3 de julho, entrou em vigor a Diretiva SUP (Single Use Plastic) EU 2019/904, que visa promover a redução da poluição por resíduos plásticos, da qual derivarão diferentes medidas de implementação gradual.
jf/smp/jcfl