As equipes deixaram a Colômbia no dia 9 de janeiro, onde foram montadas, e devem chegar à ilha nesta quinta-feira, graças à gestão eficiente das empresas Itochu Corporation, Isuzu Motors e Busscar do país sul-americano.
Esses ônibus serão usados para fortalecer o transporte nesta capital e fazem parte de um projeto de desenvolvimento da cidade e melhoria da circulação de passageiros.
Para isso, os carros entrarão em serviço assim que as revisões técnicas e de qualidade forem realizadas pelo lado cubano e a partida pelo doador.
A Assistência Financeira Não Reembolsável em Grande Escala do Japão começou em Cuba em 2015 e se materializa em doações para projetos de grande porte voltados ao desenvolvimento social e produtivo do país.
Segundo o site da embaixada japonesa na ilha, o governo daquele país asiático assinou até o momento 7 programas com as autoridades cubanas.
Estes contribuirão para a implementação de importantes projetos de desenvolvimento econômico e social em áreas como saúde, agricultura, gestão de resíduos, energia e transporte.
Como parte dessa cooperação, em setembro de 2020, a ilha recebeu uma doação de equipamentos médicos para fortalecer o sistema de saúde e medidas de controle de doenças infecciosas em Cuba, fatores essenciais para proteger a vida de seu povo diante da pandemia. Covid19.
Em junho do mesmo ano, equipamentos agrícolas chegaram ao país com o objetivo de aumentar a produção de sementes de arroz e estabilizar sua oferta por meio da introdução de equipamentos de fabricação japonesa, como tratores, transplantadoras, colheitadeiras e semeadoras.
jf/crc/glmv