Em mensagem de vídeo aos participantes do XIII Fórum de Gaidar, o Chefe do Executivo observou que, no final do ano passado, a proporção de pessoas vacinadas com o primeiro componente dos novos imunizantes se aproximava de 60 por cento da população mundial.
Da mesma forma, considerou importante refinar o sistema de proteção contra novas ameaças biológicas nos próximos anos, desde o diagnóstico precoce até o rápido desenvolvimento de vacinas e medicamentos terapêuticos e a organização de sua produção.
“Muitos especialistas alertam que esta pandemia pode não ser a última. E devemos estar preparados para isso”, disse Mishustin. Ele ressaltou que a principal tarefa hoje é cuidar da saúde das pessoas e aumentar a expectativa de vida.
No seu discurso, o primeiro-ministro garantiu que a economia da Rússia recuperou das consequências da Covid-19 mais rapidamente do que o esperado e informou que o seu Produto Interno Bruto atingiu o nível pré-pandemia já no segundo trimestre de 2021.
Ele indicou que o volume de produção industrial e transporte de carga cresceu no ano passado, enquanto o emprego se recuperou de forma relativamente rápida e a demanda doméstica permaneceu forte. Ele ressaltou que as perspectivas também são favoráveis para os itens tradicionais de exportação.
Segundo Mishustin, a vacinação permitiu diminuir a pressão sobre a economia, embora não em todos os lugares ou sempre de maneira uniforme.
O Fórum de Especialistas “Rússia e o Mundo”, mais conhecido como Fórum Gaidar, é uma conferência internacional sobre economia realizada todos os anos desde 2010, convocada pela Academia Presidencial Russa de Economia Nacional e Administração Pública, juntamente com suas organizações parceiras.
Devido à pandemia de Covid-19, desta vez é realizado presencialmente em alguns palcos montados na Rússia e online com especialistas de vários países do mundo.
mem / mml / fav