Segundo Leonardo Zacarías Corea, presidente da Associação para a Promoção do Desenvolvimento e Sustentabilidade da Nicarágua (Aprodesni), o aumento será superior a quatro por cento, segundo números oficiais do Banco Central e do Ministério das Finanças e Crédito.
O gestor lembrou que no ano passado mais de 200 mil trabalhadores do setor privado beneficiaram de um aumento de três por cento, com exceção dos profissionais das micro, pequenas e médias empresas do artesanato e turismo.
A publicação do Relatório Pastrán também divulgou os dados finais sobre as atividades portuárias do país centro-americano no final de 2021, incluindo cargas internacionais que totalizaram 5 milhões 133 mil 905 toneladas e a chegada de 701 navios aos cais.
Segundo Virgílio Silva, presidente executivo da Companhia Nacional de Portos, as receitas ultrapassaram os 48 milhões de dólares, os lucros foram de 17 milhões de dólares, mais 53 por cento do que no ano passado, e o número de visitantes nos portos ultrapassou os dois milhões e os 197 mil.
O responsável alertou para a expansão, nos próximos meses, da chegada de navios internacionais, graças a novos investimentos nos portos, um deles o de Corinto, com a incorporação de uma grua e a formação de pessoal para modernização e automatização de sistemas .
mem/dgh/jcfl