Em declarações à mídia digital Jit, órgão informativo do Instituto Cubano de Esportes (Inder), Rivero anunciou que os segurados são os Grão-Mestres Sandro Mareco da Argentina, Shekhar Ganguly (Índia) e Miguel Santos (Espanha).
O texto especifica que Mareco domina o ranking Elo de seu país com 2 mil 643 pontos, enquanto ocupa o 105º lugar no ranking universal.
Por sua parte, o indiano Ganguly também ocupou posições entre os 100 melhores do mundo em várias ocasiões, embora agora esteja atrás de Mareco com uma classificação Elo média de 2 mil 627 unidades.
O espanhol Santos é a categoria mais baixa de 2 mil 596 embalagens cartonadas, a sétima melhor acumulada em seu país na lista atualizada em 1º de janeiro de 2022.
De acordo com Rivero, para o grupo Elite de Capablanca, espera-se a presença de cinco convidados estrangeiros e o mesmo número de nacionais, que se enfrentarão pelo sistema de Todos contra Todos em rodada dupla.
Rivero, também presidente da Federação Cubana, destacou que entre esses outros jogadores estrangeiros pode estar o americano Hans Moke Niemann, titular 103 da lista mundial e dono de 2 mil645 pontos Elo.
Da mesma forma, Rivero ressaltou que o evento será realizado este ano entre 18 e 28 de abril e não em maio como é tradicional para evitar que coincida com o Campeonato Pan-Americano, e ressaltou que aqui serão respeitadas as medidas sanitárias para evitar o contágio pela Covid-19.
Quanto aos jogadores cubanos que participarão dos grupos Elite, Premier e Open, Rivero explicou que se deve aguardar o encerramento dos campeonatos nacionais para ambos os sexos e anunciou que nos próximos dias serão confirmados novos convidados estrangeiros.
mem/rws/glmv