Numa atualização sobre o impacto da doença, o porta-voz interfederal para a Covid-19 lembrou que esta semana foram registados números inéditos de casos diários, com uma média estimada em mais de 30 mil.
Na segunda-feira, o Instituto Científico de Saúde Pública Sciensano comunicou quase 38 mil infetados, e aguardamos as estatísticas consolidadas de terça e quarta-feira, com forte probabilidade de que também ultrapassem os 30 mil, disse à imprensa.
Como sinal positivo, Van Laethem mencionou uma ligeira tendência de queda no ritmo da pandemia, embora o aumento ainda seja significativo.
Como muitos outros países da União Europeia, a Bélgica lida com a variante Omicron do coronavírus SARS-CoV-2, muito mais contagiosa que seu antecessor, Delta.
O porta-voz salientou que os casos de Covid-19 estão a crescer em todas as faixas etárias, mas com particular força entre os belgas entre os 10 e os 20 anos, com 124 por cento.
Se hoje as pessoas no segmento de 20 a 30 anos respondem por cerca de um quarto das novas infecções, as de 10 a 20 anos provavelmente o substituirão muito rapidamente, se a taxa atual for mantida, disse ele.
mem / wmr/ mmd