O vice e secretário executivo da bancada legislativa da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), José Figueroa, significou a construção de 5.700 quilômetros de estrada nos últimos 15 anos.
Da mesma forma, no mesmo período, reconheceu o aumento da cobertura elétrica em mais de 99 por cento; a entrega de 125 mil domicílios e o investimento em saúde, um dos maiores da América Latina, com a ampliação do número de hospitais, postos de saúde, instituições especializadas, equipamentos e maternidades.
O parlamentar acrescentou que esses avanços permitiram a redução da mortalidade materna e infantil e a permanência dos direitos básicos gratuitos e indicaram o financiamento estatal de programas sociais como a alimentação escolar, o vale-alimentação produtivo e o plano Usura Zero.
Segundo Figueroa, a gestão do presidente Daniel Ortega e, desde 2017, da vice-presidente Rosario Murillo, também promove projetos relacionados a subsídios de água e luz para aposentados e transporte urbano coletivo e intermunicipal, um dos mais baratos da região.
O Orçamento Geral da República em 2022 inclui um programa de investimento público de 285 milhões de dólares a mais do que em 2021, com novos troços de estradas; bem como a promoção de uma política de endividamento responsável e a incorporação de fontes para a gestão de recursos.
mem / dgh/ mmd