O presidente desta instituição, com sede na cidade de Bangalore, Asif Iqbal, abriu este fórum virtual dedicado ao 62º aniversário das relações diplomáticas bilaterais.
Iqbal destacou os laços históricos de amizade e cooperação entre os dois países, ratificou o propósito de reforçar os laços econômicos e comerciais e pediu o fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba.
A este respeito, lembrou que Nova Deli apoia a resolução de condenação aprovada anualmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas para pôr fim a este longo cerco dos EUA de mais de 60 anos.
Ao participar da conferência, o embaixador cubano Alejandro Simancas apresentou a oferta exportável e a nova carteira de projetos de investimento da ilha, destacando as opções de comércio bilateral e a inserção de empresas indianas no plano de desenvolvimento do país caribenho.
Entre os setores com maiores perspectivas nesse sentido, ele destacou os ramos biofarmacêuticos, energias renováveis, agricultura, indústrias de alimentos e software, entre outros. Durante o programa intervieram vários empresários e acadêmicos interessados em identificar oportunidades de negócios e promover maior intercâmbio comercial com Cuba.
O encontro permitiu que ambas as partes intercambiassem formas de identificar as diferentes opções de negócios em Cuba, bem como a cooperação nas áreas de cultura e educação.
Também foi acordado preparar uma missão empresarial indiana a Cuba quando as condições epidemiológicas o permitirem.
Os participantes do evento renovaram as bases de amizade e solidariedade entre os dois países e a vontade de consolidá-las.
acl / abm/ mmd