Se por um lado os números foram elevados no dia anterior, de 162.508 infecções, a grande maioria com a “variante micron do SARS-CoV-2 no dia anterior, a letalidade diminui e a propagação do vírus parece mais controlada , de acordo com especialistas.
No entanto, a incidência aos 14 dias é de 36 pontos, ligeiramente inferior aos dias anteriores, numa faixa de 3.192 casos por 100.000 habitantes.
O número total de mortes, segundo o Ministério da Saúde, é de 90.759 desde o início da pandemia. A fonte admitiu que as estatísticas não são totalmente fiáveis, porque chegam lentamente devido aos diferentes registos devido às festividades da semana anterior.
Desde este sábado, a Espanha regulou os preços dos testes de antígenos para detectar a Covid-19. Os kits para a realização de testes ao domicílio serão vendidos nas farmácias a um preço máximo de 2,94 euros, após reclamações dos cidadãos sobre especulações e taxas superiores a cinco euros e até 20 em alguns casos.
Queremos tornar o acesso aos testes de antígenos o mais acessível possível, mantendo o equilíbrio para que o produto esteja disponível no canal farmacêutico, ressaltou a ministra Caarolina Darias.
Da mesma forma, anunciou que a Comissão de Saúde Pública sobre a estratégia de vacinação decidiu estender a dose de reforço para maiores de 18 anos e encurtar o intervalo entre esta e a segunda de seis para cinco meses.
O novo preço dos testes de antígenos gerou críticas da ONG Facua-Consumidores en Acción, que lamentou a distância da Espanha de outros países europeus.
É desproporcional e continuará a permitir uma enorme margem de lucro. É lamentável que o governo tenha decidido não intervir com força no mercado para acabar com a especulação com este produto, disse Facua.
msm/ft/ml