Sobre o aniversário, a Dra. Elba Rosa Pérez Montoya, Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), destacou o trabalho do setor durante o ano passado para acompanhar a nova gestão do Governo e a concessão da sede para o ato nacional para a província de Havana.
Esta decisão responde ao facto de o território possuir o maior número de entidades CTI (ciência, tecnologia e inovação) do país com 86% de investigação, 34 Unidades de Desenvolvimento de Inovação, 15 centros de serviços científicos tecnológicos e seis empresas de alta tecnologia, cinco das quais pertencentes à BioCubaFarma.
Conta também com um quadro de pessoal qualificado composto por 18.945 profissionais, incluindo 3.668 pesquisadores, 1.301 doutores em ciências, 4.387 mestres em ciências e uma reserva científica composta por 774 especialistas.
Entre seus principais resultados em 2021, a capital cubana sediou o desenvolvimento, dimensionamento e produção dos imunógenos Sovereign, projetados pelo Finlay Vaccine Institute, e a vacina candidata Mambisa, do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.
Foi implementado um sistema baseado em nanotecnologia para o diagnóstico por PCR do SARS-CoV-2, que permitiu a análise de mais de 20.000 testes diários na Rede de Laboratórios de Biologia Molecular e o reposicionamento do anticorpo monoclonal humanizado Nimotuzumab para pacientes com Covid-19. 19, entre outros.
Como parte das comemorações do Dia da Ciência Cubana, um moderno observatório astronômico foi inaugurado no dia anterior, fruto do acordo de colaboração entre o Instituto de Geofísica e Astronomia (Iga) de Citma com o Instituto de Astronomia Aplicada e o Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências.
Esta instalação, localizada na sede de Iga, possui um telescópio russo automatizado de longo alcance com diâmetro de 20 centímetros, equipado com sistemas computadorizados capazes de capturar imagens de alta qualidade, detalhou a instituição da nação caribenha.
Esta ferramenta permitirá realizar uma ampla variedade de observações de corpos cósmicos, o rastreamento dos chamados detritos espaciais e o fortalecimento do sistema de vigilância do espaço sideral.
O Dia da Ciência Cubana foi instituído em 15 de janeiro de 1990 por ocasião do 30º aniversário do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, assegurando: “O futuro de nosso país deve ser necessariamente um futuro de homens de ciência, um futuro de homens de pensamento”.
msm/nmr/ml