O Sistema Nacional de Emergência também notificou a morte de 11 pacientes nas últimas 24 horas, número sintomático em ascensão, com o país na segunda onda da pandemia e disseminação comunitária da variante Omicron do vírus SARS-CoV-2.
A infectologista uruguaia Susana Cabrera destacou a respeito desta cepa que “o nível de transmissibilidade é impressionante” e sustentou que a ventilação do ambiente e o tempo que permanece “faz uma grande diferença” em termos de prevenção.
O virologista Santiago Mirazo elaborou que o motivo da transmissão aérea do vírus por gotículas e aerossóis significa que, “mesmo com boa parcela da população vacinada, e dada a proporção de infecções observadas em indivíduos imunizados, a máscara deve ser a última coisa a se tirar”.
Por sua vez, o presidente eleito da Frente Ampla, Fernando Pereira, propôs convocar um diálogo tripartite para analisar o impacto da Covid-19 no emprego dentro do sistema de negociação coletiva.
A este respeito, reiterou que o governo deve restabelecer o Grupo Honorário de Assessoramento Científico face ao aumento exponencial de casos e criticou que se deixa de fazer política pública para que “cada um atue em defesa própria da maneira que achar melhor”.
jha/h/sc