Em seu perfil no Twitter, o presidente se referiu a recentes doações da Rússia e do Japão, bem como das organizações americanas Puentes de Amor, Code Pink e The People’s Forum.
Suas doações têm um grande significado para #Cuba em nossa batalha contra o #Bloqueio, escreveu o presidente cubano naquela rede social.
No dia anterior, um carregamento organizado por esses grupos norte-americanos chegou a Havana, com 15 mil libras de leite em pó destinado a hospitais pediátricos.
Também neste sábado, a Rússia enviou quase 24 toneladas de roupas de proteção médica multiuso e seringas para apoiar o combate à Covid-19.
Enquanto isso, o Japão doou 84 ônibus no âmbito da Ajuda Financeira Não Reembolsável por meio da Agência de Compras do Sistema de Cooperação Internacional do Japão.
Essas equipes contribuirão para melhorar o transporte na capital cubana. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, no ano passado chegaram à nação antilhana 135 doações de 40 países, especialmente suprimentos médicos e equipamentos para o processo de imunização e o combate à Covid-19.
O bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, intensificado em meio à pandemia de Covid-19, dificulta a importação de insumos médicos e aumenta o custo de aquisição de produtos em mercados distantes e por meio de intermediários.
mem/evm/glmv