O membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Jalil Rahimi Jahanabadi, destacou em mensagem nas redes sociais que os links começaram a ser reativados.
“Com tais movimentos, sublinhou, haverá um aumento da coesão no mundo muçulmano.”
As duas principais economias da comunidade islâmica romperam relações diplomáticas em janeiro de 2016, após um ataque maciço à legação saudita em Teerã para a execução no reino do proeminente clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr.
Desde abril passado, os dois pesos-pesados do Oriente Médio realizaram quatro rodadas de negociações destinadas a melhorar os laços, descritas como positivas e construtivas pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdolahian.
O chefe da diplomacia do país persa disse que Teerã está pronto para restaurar as relações com Riad a qualquer momento, acrescentando sobre o entusiasmo do Irã pela possível reabertura de embaixadas e consulados.
Na ocasião, o ministro saudita das Relações Exteriores, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, confirmou o desejo de seu país de restabelecer as relações bilaterais.
mem/arc/ls