Em conferência de imprensa, com transmissão online, o responsável indicou que a extração de pedras preciosas deverá atingir este ano cerca de 10,05 milhões de quilates; ou seja, para um valor superior ao registrado em 2021.
Actualmente, explicou, existem 39 projectos de prospecção, 11 deles em depósitos primários e 28 em depósitos secundários, em territórios das províncias da Lunda Norte, Lunda Sur, Moxico, Malange, Cuanza Sur, Huambo e Bié.
As operações comerciais activas totalizam 13, enquanto as actividades semi-industriais contam com 62 cooperativas em funcionamento, embora em fases distintas do negócio diamantífero, explicou o gestor.
Actualmente, 202 das 264 cooperativas legalmente reconhecidas encontram-se paralisadas, disse Ganga Júnior, que destacou os progressos realizados na reorganização da sucursal, que incluiu a cessação das funções da Endiama como concessionária nacional.
Conforme anunciado, prosseguem as negociações com as principais empresas multinacionais para a realização de novos investimentos na cadeia de valor da indústria diamantífera, incluindo as fábricas de lapidação de gemas no pólo de desenvolvimento de Saurimo, no nordeste do seu país.
mem/mjm/glmv