Conforme informado aqui pelo Ministério das Relações Exteriores (Mirex), a reunião ministerial desta segunda-feira traçará a agenda da XX Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo do Ceeac, que acontecerá nesta quarta-feira no mesmo cenário , a capital congolesa.
O Conselho de Ministros vai analisar vários documentos relacionados com o trabalho interno do bloco, a adopção das recomendações da comissão interestadual e as questões específicas que a cimeira de líderes irá avaliar, especificou a fonte. Segundo o Mirex, a delegação angolana é composta pelos chefes da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e do Interior, Eugénio César Laborinho, bem como por oficiais superiores das Forças Armadas e da Polícia Nacional, entre outros funcionários.
O Ceeac coordena os esforços de 11 estados africanos: Angola, Burundi, Camarões, Chade, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda e São Tomé e Príncipe.
O principal objetivo do bloco é alcançar a autonomia coletiva, elevar o padrão de vida de sua população e manter a estabilidade política e econômica regional por meio de uma cooperação harmoniosa.
jf/mjm/glmv