Juntamente com cientistas e instituições notáveis, recebemos o prêmio esta manhã. Em nome do nosso grupo, agradecemos este importante reconhecimento que nos compromete enormemente, entidade cultural em destaque na rede social Twitter.
Além do centro, que é um espaço de pesquisa sobre os processos culturais e de pensamento dos povos da região, nesta terça-feira várias personalidades, instituições e órgãos da administração central do Estado receberão a Ordem.
Conforme informou à Agência Cubana de Notícias pelo Doutor em Ciências, Andrea Armas, das 115 propostas, a distinção será concedida a 50 pesquisadores de prestígio, três instituições cubanas e outros especialistas estrangeiros com valiosos resultados científicos e tecnológicos.
A Ordem é a mais alta distinção concedida em 2021 por meio do Decreto Presidencial 351, a pedido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, como órgão regulador da atividade científica.
Em homenagem a Finlay, foi instituída em 21 de janeiro de 1928, pelo decreto 77 do Presidente Gerardo Machado, para incentivar profissionais de excepcional mérito na esfera da saúde pública e assistência social.
Devido à descoberta do agente transmissor da febre amarela: o mosquito Aedes Aegypti, em 1975 a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura catalogou o cientista cubano entre os seis microbiologistas mais destacados da história.
mem/yrv/glmv