O presidente viajará a San Juan para lançar a iniciativa, que fortalecerá o setor de energia renovável no país, e também participará da assinatura de um Acordo Marco por meio do qual começará um processo de articulação entre as empresas do Cluster para aprofundar o desenvolvimento da energia solar e eólica em um modelo nacional de produção-geração.
O projeto verá a luz do dia no Centro de Energia Provincial Sociedade de Estado (Epse), de onde Fernández falará aos presentes.
O Cluster Nacional de Renováveis é uma entidade que conta com a representação de produtores de bens, tecnologias e serviços associados à geração de eletricidade a partir de fontes renováveis como solar fotovoltaica, eólica, hidroelétrica. Além de San Juan, reúne Río Negro, La Rioja, Mendoza, Neuquén e Catamarca.
Em nota, o serviço de informação do governo de San Juan destacou que a província definiu o desenvolvimento e geração de energia a partir de fontes sustentáveis como uma política de Estado e, em seu trabalho de diversificação da matriz produtiva, a considera um setor estratégico para a economia.
Ele também lembrou que em 2011 foi inaugurada a primeira usina fotovoltaica do tipo Horta Solar na América do Sul, localizada no departamento de Ullum, a 30 quilômetros da cidade de San Juan, e a partir daí foram criadas as condições para incentivar os investimentos em energia solar .
msm/may/hb