A Sala Avellaneda do Teatro Nacional receberá às 21h00, horário local, o show do prestigioso saxofonista americano Donald Harrison com a Joven Jazz Band liderada por Joaquín Betancourt, vencedor do Prêmio Nacional de Música de 2019.
O músico de 61 anos do norte da Espanha é considerado pelos críticos como um dos mais influentes músicos de jazz contemporâneo. Ao longo de sua carreira, ele compartilhou seu trabalho com outros artistas renomados, e brilha como expoente do chamado neotradicionalismo e das tendências do jazz suave.
Conhecido no mundo artístico como “Grande Chefe”, Harrison é também um renomado educador, uma tarefa que realiza como diretor da New Jazz School-Isidore Newman, em Nova Orleans, sua cidade natal.
Antes da apresentação da banda americana e da Joven Jazz Band, o prestigioso multi-instrumentista congolês Ray Lema subirá ao palco da Avellaneda, trabalhando em duo com o pianista francês Laurent de Wilde.
Lema é reconhecido como um dos criadores africanos mais universais, cuja música é acompanhada de perto no circuito internacional do jazz.
Sua carreira de mais de cinco décadas inclui os álbuns Kinshasa, Washington D.C., Paris, Medicine, Tout Partout, The dream of the gazelle, e o recente Headboug.
De Wilde é também um aclamado instrumentista e compositor, que trabalhou anteriormente com Lema, quando em 2016 lançou o álbum Riddles.
Para o dia, o Jazz Plaza também anuncia concertos dos músicos de jazz Mike del Ferro (Holanda), Pekka Pylkkanen (Finlândia) e Javier Malosetti (Argentina), no salão Tito Junco do Teatro Bertolt Brecht, às 18h00, horário local.
Enquanto isso, às 20h30, o antigo Teatro América será palco de apresentações da cantora americana Haley Grey, que será acompanhada pelo pianista cubano Alejandro Falcón e sua banda Cubadentro.
O 37º Festival Internacional de Jazz Plaza decorrerá até o próximo domingo, e sua programação também inclui o XVII Colóquio Internacional Leonardo Acosta in memoriam, que celebra o centenário de César Portillo de la Luz, o 95º aniversário do pianista Numidia Vaillant, e o 85º aniversário do percussionista e cantor Oscar Valdés.
rgh/ypp/bm