“Todas essas declarações podem contribuir para a desestabilização da situação, porque podem inspirar esperanças completamente erradas nas cabeças quentes de alguns representantes da Ucrânia”, respondeu o funcionário durante um briefing.
Ele afirmou que existem líderes ucranianos que, secretamente, eles dizem, podem tentar resolver o problema no Donbass pela força. “Temos medo nesse sentido”, disse ele.
De acordo com Peskov, tais ameaças de Washington não ajudam em nada a acalmar a tensão que se instalou na Europa neste momento. Ele lembrou que as declarações contra a Rússia se repetem todos os dias de maneira idêntica, alertando que o país terá que pagar um alto preço por algumas ações hipotéticas.
Acrescentou que “eles soam diariamente do nível médio de especialista ao nível mais alto”, o que “está acontecendo com uma consistência invejável pelo menos no último mês”.
Em outra resposta à imprensa, ele disse que os sinais de Washington e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre a disposição de discutir a questão da não implantação de armas na Ucrânia pode ser considerados “provavelmente um desenvolvimento positivo”.
Salientou também que a recusa em aceitar a Ucrânia na OTAN agora não significa que o país se limite a ser recebido na Aliança a médio prazo.
O chefe da assessoria de imprensa do Kremlin afirmou que um novo contato entre o presidente russo Vladimir Putin e seu colega norte-americano Joe Biden seria possível após Moscou receber uma resposta de Washington sobre as propostas de garantias de segurança.
“Acreditamos que, em todo o caso, esta comunicação é bem-vinda, é útil para ambos os estados. Também não excluímos que, depois de tomarmos conhecimento dos documentos mencionados, os chefes de estado possam achar conveniente entrar em contato com uns aos outros e discutir”, disse ele.
Biden disse em entrevista coletiva na quarta-feira que acredita ser possível realizar uma nova cúpula com Putin, já que em contatos anteriores eles discutiram a possibilidade de realizar outra reunião, se necessário.
mem/ mml / fav