De acordo com a embaixada da ilha aqui, o dispositivo partiu esta quinta-feira para a nação antilhana e deve chegar no sábado.
“Este equipamento será destinado ao laboratório de diagnóstico do hospital Calixto García para contribuir com o projeto de produção Curmeric, um produto natural que contém extratos de cúrcuma longa e está registrado no Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba”, disse a missão.
Ele lembrou que a preparação demonstrou alta eficácia contra infecções do sistema respiratório, começou a ser administrada a pacientes suspeitos e contatos de casos positivos do Covid-19 na província de Ciego de Ávila (centro) e seu uso foi estendido a Havana (oeste ) e Granma (leste).
A curcuma – acrescentou a embaixada – está incluída no protocolo de reabilitação para convalescentes desta doença e a curcuma longa suplementa a redução da glicemia, colesterol e triglicéridos em doentes com diabetes e dislipidemia.
No Japão, a solidariedade com Cuba continua ativa em diferentes setores e, nos últimos meses, deu frutos na contribuição de vários equipamentos e suprimentos de saúde para apoiá-lo no enfrentamento da pandemia do Covid-19.
Na semana passada, um contêiner com produtos sanitários doados por diferentes organizações foi enviado do Japão e a ilha também recebeu 84 ônibus doados pelo Governo no âmbito da Ajuda Financeira Não Reembolsável e através da Agência de Compras do Sistema de Cooperação Internacional do Japão.
jf/ymr/jcfl