23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente iraniano denuncia política da OTAN

presidente-iraniano-denuncia-politica-da-otan

Presidente iraniano denuncia política da OTAN

Moscou, 20 Jan (Prensa Latina) O presidente iraniano Ebrahim Raisi disse hoje que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), sob vários pretextos, penetra ilegalmente nos territórios de estados independentes, comportamento que levará à sua morte iminente.

Numa sessão plenária da Duma Estatal Russa (Câmara Baixa do Parlamento) em Moscou o chefe de Estado destacou essa oposição às democracias independentes, ao reconhecimento da identidade nacional, à cultura e às tradições populares.

Para ele, a estratégia de dominação está falhando e os Estados Unidos estão agora em sua posição mais fraca, embora o desejo de Washington por uma política expansionista não tenha desaparecido e faça parte de sua agenda.

“O objetivo mais importante é enfraquecer os estados independentes precisamente por dentro, impondo sanções econômicas e desestabilizando a situação interna do país”, disse.

Raisi reiterou que a cooperação entre Moscou e Teerã na Síria pode se tornar um modelo para o desenvolvimento das relações bilaterais em outras áreas, e agradeceu à Rússia por tal interação.

Sublinhou que esta colaboração foi possibilitada pela resistência do povo e do Governo da Síria contra o terrorismo e sublinhou que as conquistas alcançadas garantirão a independência daquele Estado e conduzirão a uma paz e segurança duradouras na região.

De acordo com o programa da visita do presidente iraniano, Raisi deve visitar a Grande Mesquita de Moscou nesta quinta-feira e se reunir com clérigos de diferentes regiões do país, informou a agência de notícias TASS.

Por outro lado, o chanceler russo, Sergey Lavrov, manterá conversações com seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdolahian, que está nesta capital como parte da delegação de Teerã.

Na véspera, o presidente iraniano afirmou em reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que “o atual nível de laços comerciais e econômicos não é satisfatório”, pelo que ambos os países poderiam aumentá-los. Nesse sentido, ele entregou a Moscou um projeto de acordo sobre cooperação estratégica por 20 anos.

Segundo Raisi, nas condições atuais, o Irã pode desenvolver cooperação com a Rússia nas áreas de economia, política, cultura, ciência, tecnologia, defesa e militar, além de segurança e espaço.

Durante a reunião, ambos os líderes também discutiram as sanções ocidentais contra aquela república islâmica.

“Estamos contra os americanos há mais de 40 anos. E nunca vamos parar o progresso e o desenvolvimento do país por causa de sanções ou ameaças”, enfatizou o presidente iraniano, observando que Teerã está fazendo esforços para garantir que essas medidas sejam suspensas.

jf/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES