A avaliação abrangeu os Comitês Municipais e o Comitê Provincial do Partido e o funcionamento das organizações de base do PCC, os órgãos intermediários de liderança e a atenção aos principais problemas nas localidades.
Na quinta-feira, em uma reunião com especialistas e pesquisadores da Universidade José Martí Pérez e outras instituições, o presidente pediu que o papel da universidade na implementação de um sistema de gestão governamental baseado na ciência e na inovação fosse ainda mais fortalecido.
No intercâmbio, Díaz-Canel sublinhou o papel das ciências sociais e do marxismo para a aplicação de novas ideias e resultados de pesquisa.
Enquanto os jovens líderes de vários projetos de pesquisa apresentaram seus resultados em áreas como o uso de fontes de energia renováveis e a produção de alimentos em favor da soberania alimentar.
Com relação a essas iniciativas, que fazem parte das projeções de trabalho do Partido, o presidente cubano pediu que elas continuem a ser promovidas com base nas experiências e conhecimentos adquiridos.
Também pediu uma pesquisa sobre a viabilidade ou não da utilização de resíduos da indústria açucareira para gerar energia através da alternativa do biogás.
Também apelou para um maior fortalecimento das alianças entre a universidade e as entidades da província, que atualmente são apoiadas por cerca de cinquenta acordos de colaboração.
Díaz-Canel elogiou o papel dos matemáticos na luta contra a pandemia de Covid-19 e, em particular, reconheceu o modelo criado pela Universidade de Espiritu para prever o comportamento das pessoas infectadas pela SARS-CoV-2.
Estiveram presentes na reunião Roberto Morales Ojeda, membro do Bureau Político e secretário de Organização e Cadre Politics; Deivy Pérez, membro do Comitê Central do PCC e primeiro secretário da organização em Sancti Spiritus, e Teresita Romero Rodríguez, governadora provincial.
mem/rga/bm