O favorito e oito vezes campeão norueguês está em segundo na classificação com três unidades, mas seu adversário tem meio ponto a mais e aparece como um dos três líderes no momento.
Os outros dois ponteiros, o azeri Shakhriyar Mamedyarov e o indiano Vidit Gujrathi, cruzarão os braços com o sueco Nils Grandelius (1) e o polonês Jan-Krzysztof Duda (2,5), nessa ordem.
No dia anterior, Gujrathi começou como único líder, mas não conseguiu passar de um empate defendendo as peças pretas contra o local Anish Giri (2), e permitiu que seus dois rivais o alcançassem.
No caso de Mamedyarov, ele derrotou o outro holandês em competição, Jorden van Foreest (2,5), com peças escuras de xadrez, ao plantar uma defesa Morphy a sua abertura Rui López.
Por sua vez, Rapport derrotou o também indiano Rameshbabu Praggnanandhaa (2) após 56 movimentos de uma abertura clássica, variação Noa.
Da mesma forma, tanto o russo Andrey Esipenko quanto Carlsen empataram com o estadunidense Fabio Caruana (2,5) e Grandelius, respectivamente.
A 84ª edição do tradicional evento FIDE categoria XX reúne 14 dos melhores enxadristas do mundo em seu grupo Masters e vai até 30 de janeiro, quando os 13 dias se completarem.
Sexto dia – 21 de janeiro
-Sam Shankland vs Rameshbabu Praggnanandhaa.
-Magnus Carlsen vs Richard Rapport.
-Shakhriyar Mamedyarov vs Nils Grandelius.
-Sergey Karjakin vs Jorden van Foreest.
-Vidit Gujrathi vs Jan-Krzysztof Duda.
-Fabiano Caruana x Anish Giri.
-Daniil Dubov vs Andrey Esipenko.
acl/rps/hb