O gabinete do chefe de governo haitiano confirmou em comunicado que no encontro Henry poderá apresentar as necessidades da nação em termos de equipamentos e treinamento para a Polícia Nacional, com o objetivo de resolver o problema da falta de segurança.
O chefe também pretende renovar seu apelo ao diálogo entre os diversos setores para buscar soluções para a crise.
Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Canadá informou que o encontro virtual permitirá à comunidade internacional demonstrar seu compromisso de apoiar o Haiti, pois o país enfrenta vários problemas críticos, incluindo o aumento da insegurança.
“O Canadá e o Haiti estão ligados há muito tempo por uma profunda amizade e estreita colaboração. Como amigo e parceiro de longa data, o Canadá está pronto para apoiar as soluções haitianas para os problemas mais prementes do país, e continua comprometido em apoiar o Haiti para um futuro mais democrático, seguro e próspero”, acrescentou.
A conferência contará com a presença do secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, do ministro das Relações Exteriores francês, M. Jean-Yves Le Drian, e da ministra canadense das Relações Exteriores, Mélanie Joly.
Também representantes da União Européia, da Comunidade do Caribe, das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos.
acl/anne/hb