O arranjador e compositor mostrará seu virtuosismo na fusão de ritmos afro-cubanos, rock, bolero e música clássica, acompanhado por José Luis Cortés, o flautista Orlando Valle “Maraca” e o intérprete Haydée Milanés.
Oriundo de uma família de músicos, Fonseca se destaca entre os defensores do jazz latino, pois está comprometido com uma obra que conecta as raízes da música cubana com elementos contemporâneos.
Sua carreira inclui vários álbuns solo e colaborações com membros do Buena Vista Social Club, bem como com figuras da estatura de Gilles Peterson, Mayra Andrade, Raul Midón e Fatoumata Diawara.
O evento de jazz também incluirá um recital do pianista Ernán López-Nussa, junto com o Raptus Ensemble, no salão Covarrubias da própria instituição, enquanto Kono y Los Chicos de Cuba, Carlos Sarduy e outros criadores oferecerão suas músicas do Teatro Bertolt Brecht, na capital.
Enquanto isso, o palco do Teatro América reservou a apresentação do pianista José Portillo e seu conjunto Cauce, o trompetista Julito Padrón, o grupo Manolito Simonet y su Trabuco e o guitarrista americano Dominic Miller.
O 37º Festival Internacional de Jazz Plaza termina neste domingo após uma semana cheia de concertos, jam sessions e aulas magnas, apresentando músicos virtuosos da cena contemporânea da ilha e internacionais.
O evento também hospeda as sessões teóricas do Colóquio Internacional Leonardo Acosta in memoriam, que inclui conferências, painéis, palestras, exibições audiovisuais, aulas magnas, apresentações de revistas e lançamentos de discos.
msm/lbl/vmc