O Ministério de Ecologia e Meio Ambiente explicou que os três locais irão ativar conjuntamente o mecanismo quando detectarem um alto risco de deterioração da qualidade do ar, controlar o tráfego de veículos e as operações das indústrias emissoras de gases tóxicos.
Entretanto, cada um aplicará medidas de acordo com o nível de poluição em seu território e deve garantir que não haja impacto na vida diária das pessoas, no fornecimento de energia, no aquecimento e na prevenção epidemiológica.
Embora a China tenha mostrado grande melhora na qualidade do ar, da água e do solo nos últimos anos, o risco de dias poluídos geralmente aumenta durante o inverno e no início da primavera, especialmente no norte.
Por exemplo, neste domingo e segunda-feira em sua capital, a concentração de poluentes na atmosfera permanece alta, após forte nevasca.
Beijing-2022 está em contagem regressiva e – sob o slogan “Juntos por um Futuro Compartilhado” – em 11 dias mostrará o que promete ser o maior espetáculo de gelo e neve de todos os tempos, com mais esportes e atletas mais bem preparados.
As competições de inverno farão da cidade a única cidade do planeta a sediar ambas as variantes do evento de cinco anéis, depois de sediar a versão de verão em 2008.
Os Jogos Olímpicos serão realizados de 4 a 20 de fevereiro, enquanto os Jogos Paraolímpicos serão realizados de 4 a 13 de março.
jf/ymr/bm