22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba incendiou Jazz Plaza Festival com essências de Nachito Herrera

Cuba incendiou Jazz Plaza Festival com essências de Nachito Herrera

Havana, 24 jan (Prensa Latina) O 37º Festival Internacional de Jazz Plaza é hoje história após a gala de encerramento protagonizada pelo pianista e compositor Ignacio "Nachito" Herrera, com a assistência do Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e representantes do setor de cultura.

Na sala Covarrubias do Teatro Nacional, o músico e ativista radicado nos Estados Unidos mostrou sua vocação para a arte, gratidão e solidariedade com a terra onde nasceu, em um show de alto nível onde reafirmou que a música é uma linguagem para unir os povos.

De Minnesota a Havana, o artista veio não só para endossar seu talento, mas também trouxe consigo uma carga solidária contendo suprimentos médicos e instrumentos musicais que foram para as mãos dos alunos do sistema de educação artística da ilha.

“Só devolvi tudo o que recebi aqui, minha formação e carreira”, confessou em franca referência às muitas ações “que podemos fazer respeitando qualquer uma das ideias políticas que temos”.

Uma mensagem oportuna dirigida às administrações da Casa Branca que mantém a política de bloqueio econômico, comercial e financeiro da nação caribenha há mais de 60 anos.

Cuba não vai desistir. Cuba vive e está pronta para receber aqueles que desejam vir a este grande país para colaborar respeitosamente, expressou o músico que sobreviveu à Covid-19 e agradece o trabalho dos profissionais de saúde que contribuíram para salvar sua vida dentro e fora do país.

Ao piano, Herrera homenageou o Prêmio Nacional de Música Frank Fernández, um de seus principais mentores na execução do instrumento, apoiado pela habilidade do violinista e amigo Lázaro Dagoberto González, integrante da Orquesta Aragón.

O repertório da noite incluiu clássicos como Rhapsody in Blue e Summertime, de George Gershwin, e Smile, de Charles Chaplin, a recriações do jazz latino professado por Nachito, que reinterpretou obras de Bach e Chopin, passando por homenagens ao pianista cubano Ernesto Lecuona e a Cuba essencial, como é bela Cuba.

Acompanhado da orquestra Habana Jazz, do coro Entrevozes e da banda estudantil do conservatório Amadeo Roldán, Herrera também dividiu o palco com a Orquestra Sinfônica Nacional sob a regência de seu maestro titular Enrique Pérez Mesa e a maestrina estadunidense Marlene Pauley, convidada pela primeira vez para a Praça do Jazz.

Mais de 15 concertos de músicos de nove países aconteceram em quatro salas da capital cubana que sediou o Festival, ao mesmo tempo que o Colóquio Internacional de Jazz Leonardo Acosta, que se tornou uma plataforma para promover o conhecimento sobre as últimas tendências do jazz em Cuba e no mundo.

jf/chm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES