Ao chegar à maior das Antilhas, comentou que Cuba tem um dos melhores resultados esportivos da região e do mundo, fatos reafirmados em eventos olímpicos e outros eventos, para os quais considera vital fortalecer a cooperação nesta esfera entre os dois estados.
O dirigente visitante vai também procurar promover o desenvolvimento do alto rendimento no seu país em várias disciplinas: atletismo, futebol, taekwondo, voleibol de praia e boxe, disse.
A delegação de Santa Lúcia realizará um intenso programa de atividades que inclui reuniões de trabalho com dirigentes do Instituto Cubano de Esportes e funcionários da Sociedade Mercantil Cubadeportes S.A.
Além de passeios por uma área de esportes comunitários em Havana, ele manterá conversas com atletas, professores e diretores dos centros nacionais de treinamento de boxe, vôlei, remo, canoagem, as escolas de alto rendimento Cerro Pelado e Giraldo Córdova Cardín.
Ele também visitará o Laboratório Antidoping de Havana, entre outros locais de interesse.
Desde 1996, Cuba mantém entre dois e quatro técnicos em Santa Lúcia e atualmente há dois contratados em diferentes especialidades e um assessor no Ministério do Esporte.
Os convidados foram recebidos no Aeroporto Internacional José Martí pelo diretor geral de alta performance do Inder, José Antonio Miranda; a diretora de relações internacionais dessa instituição, Gisleidy Sosa; e a cônsul da nação caribenha em Havana, Romancia L. Magloire.
rgh/am/rc/glmv