Segundo a empresa, o trabalho continua para restaurar a energia no restante das regiões afetadas no sul do país, bem como em outras cidades do Quirguistão e do Uzbequistão, afetadas por um grande apagão na terça-feira.
O Ministério da Energia do Quirguistão informou à agência de notícias TASS que os moradores de Bishkek, a capital, começaram a receber eletricidade, embora tenha esclarecido que a conexão será feita por região, dependendo das capacidades técnicas.
No Uzbequistão, o fornecimento de energia começou a ser restabelecido em alguns distritos de Tashkent, a principal cidade do país.
Nesta manhã, os três países da Ásia Central foram afetados por uma queda de energia em larga escala. Segundo especialistas, o problema no sistema unificado de energia da região surgiu devido à sobrecarga nas redes do Cazaquistão.
Esta situação provocou que o metrô parasse e o fechamento temporário do aeroporto de Tashkent; cortes de abastecimento de água e aquecimento em Bishkek, bem como operações bancárias, entre outros danos.
Em algumas das áreas impactadas, o sistema autônomo de fornecimento de energia foi iniciado.
mem /mml/cm