As conversações, por videoconferência, foram conduzidas pelos respetivos ministros dos Negócios Estrangeiros, Téte António e Nasser Bourita, com o objetivo de rever aspetos relacionados com a Comissão Mista e a ampliação dos laços nas mais variadas esferas da vida política e económica.
Ambas as delegações também abordaram várias questões multilaterais, incluindo a próxima sessão ordinária da União Africana, agendada para 5 e 6 de fevereiro em Adis Abeba, Etiópia, disse o Mirex em comunicado de imprensa.
Conforme destacado no texto, os vínculos com o Reino do Marrocos remontam ao início das lutas de libertação dos povos africanos contra a dominação colonial.
Imediatamente após a proclamação da independência angolana, ambos os governos decidiram estabelecer relações diplomáticas com a instalação de embaixadas em Luanda e Rabat.
Em outubro de 1988, assinaram um Acordo Geral de Cooperação Econômica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira sessão da Comissão Mista Bilateral, na capital marroquina, de 23 a 26 de outubro de 1989.
A segunda reunião deste mecanismo de coordenação decorreu de 7 a 9 de novembro de 2013, em Luanda.
mem/mjm/glmv