Em conferência de imprensa conjunta após encontro bilateral nesta capital, o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, e o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, destacaram a importância da realização das eleições líbias, originalmente marcadas para dezembro passado, mas agora sem data marcada concreto após o seu adiamento.
Eles também pediram a saída de todos os mercenários e tropas estrangeiras posicionadas em território líbio.
Esse país vizinho vive uma espiral de violência desde a derrubada de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.
Durante suas conversas, El-Sisi e Tebboune também discutiram a causa palestina e os esforços feitos para preservar os direitos desse povo e suas aspirações por um Estado independente.
Os dois presidentes concordaram em promover as relações bilaterais e unificar os esforços de combate ao terrorismo em nível regional.
O líder argelino chegou ontem ao Cairo para uma visita de 2 dias para reforçar a cooperação entre os 2 países e discutir questões candentes no Oriente Médio e Norte da África.
mem/rob/glmv