O dignitário recebeu Bach, no âmbito da sua visita prévia ao início do evento desportivo.
De acordo com o que aconteceu até agora, os dois classificaram como excelente a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, o funcionamento das instalações esportivas e o trabalho das autoridades para garantir a segurança sanitária.
Em relação ao último ponto, analisaram as medidas implementadas para prevenir, neutralizar e controlar o surgimento de casos de Covid-19 dentro do mecanismo de bolha onde os participantes se deslocam para o evento.
Xi e Bach também discutiram o apoio da comunidade internacional ao evento, a adoção da trégua pela Assembleia Geral da ONU e o apelo do presidente desse órgão, Abdulla Shahid, aos Estados membros para que o respeitem com ações favoráveis à paz e à harmonia.
Da mesma forma, o presidente do COI parabenizou o governante chinês por atingir a meta de agregar mais de 300 milhões de cidadãos aos esportes de gelo e neve, além de cumprimentá-lo e expressar bons votos pelo advento do Ano Novo Lunar. Thomas Bach iniciou as atividades de sua visita oficial à China na terça-feira, depois de chegar aqui em 22 de janeiro e passar três dias em isolamento.
Ainda não foi divulgada qual será sua agenda, mas espera- se que ele faça a supervisão final dos preparativos para os jogos.
No âmbito da competição, o COI realizará a reunião do seu conselho executivo em Beijing no dia 2 de fevereiro e depois de 3 a 19 do mesmo mês, terá lugar a sua 139ª sessão.
Ambos os encontros acontecerão em formato reduzido, o primeiro acontecerá a portas fechadas e o segundo dará pouco acesso à imprensa presencial.
Beijing-2022 está em contagem regressiva e – sob o slogan “Juntos por um futuro compartilhado” – em 10 dias mostrará o que prometeu ser o melhor show de gelo e neve já realizado, com mais esportes e atletas melhor preparados.
A “bolha” está em vigor desde 4 de janeiro , os avançados de várias delegações internacionais já estão nas vilas e todos os processos passam pelos retoques finais.
Com as competições de inverno, esta cidade se tornará a única cidade do planeta a sediar as duas variantes do evento sob as cinco argolas, após sediar a versão de verão de 2008.
O capítulo olímpico acontecerá de 4 a 20 de fevereiro, enquanto o paralímpico será de 4 a 13 de março.
mem/ymr/cm