O ministro de Estado e chefe das Forças Armadas do Presidente da República, Francisco Furtado, confirmou a existência de cinco milhões de medicamentos que devem ser consumidos até ao final de março, segundo o prazo de validade.
Cada unidade tem um custo médio de 14 dólares, ao contemplar as despesas com transporte e para a sua colocação em centros de assistência, disse em declarações transmitidas esta quarta-feira na televisão pública.
Em termos de recursos gerais para o país, estamos a falar de 70 milhões de dólares que poderão ser perdidos se as populações não receberem estas vacinas a tempo, defendeu o também coordenador da Comissão multissectorial de prevenção e combate à Covid-19.
A campanha de imunização nesta nação africana pretende atingir mais de 16 milhões de pessoas, segundo informação do Executivo.
O mais recente relatório institucional confirmou que 9 milhões 840 mil 404 angolanos já receberam uma primeira dose, o que equivale a 62,42 porcento de cobertura.
No entanto, apenas 4 milhões 573 mil 339 completaram o esquema de proteção composto por duas injeções, ou seja, apenas 29,01 porcento do total.
Por seu lado, a ministra da Saúde Sílvia Lutucuta sublinhou que a transmissão da doença “só pode ser controlada eficazmente com a participação ativa, organizada e sustentada de toda a sociedade e famílias”.
Desde o final de 2019, o mundo vive uma série de incertezas devido à expansão e persistência do coronavírus SARS-CoV-2, que coloca diante de nós o maior desafio de nossas vidas, disse a manchete em mensagem para a celebração hoje do dia nacional do médico.
A pandemia de Covid-19, provocada pelo SARS-CoV-2, está a afetar gravemente as famílias, a sociedade e a economia angolanas, considerou o ministro, que elogiou os profissionais de saúde pela sua resiliência, propósito comum e sentido humanitário na prestação de serviços à população.
O processo de vacinação contra a Covid-19, disse Lutucuta, oferece uma confiança renovada para apoiar o esforço nacional para derrotar a pandemia e iniciar uma recuperação social e económica sustentada.
gás/mjm/glmv