O Ministério das Relações Exteriores disse estar preocupado com uma decisão tão “incompreensível e difícil de justificar” porque só aumentaria o risco de a doença se espalhar entre os funcionários dos EUA.
Da mesma forma, indicou que atualmente “a China é sem dúvida o país mais seguro do mundo”, instou Washington a respeitar seus regulamentos de saúde e levar em consideração sua posição.
Nas últimas horas, vários meios de comunicação divulgaram os planos do Departamento de Estado dos EUA de permitir a saída de funcionários da embaixada e consulados na China, devido à situação do Covid-19 no país asiático.
Alguns relatos até asseguram que os diplomatas e seus parentes querem voltar aos Estados Unidos porque enfrentam controles muito invasivos aqui no confronto epidemiológico.
No entanto, o Ministério das Relações Exteriores salientou que os protocolos são rigorosos, científicos e também eficazes na proteção de estrangeiros, e cumprem as convenções de Viena sobre relações diplomáticas e consulares.
rgh/ymr / fav