Isso foi relatado hoje pela fundação que leva o nome de uma das principais figuras na formação da gramática castelhana, também com uma vasta trajetória que englobou pedagogia, tradução, poesia e lexicografia, entre outros aspectos.
O programa de homenagem ao humanista de Lebrija, um município da província de Sevilha, inclui uma gala no Teatro Real e uma exposição na Biblioteca Nacional.
A Fundação Antonio de Nebrija conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Sevilha, da Câmara Municipal de Alcalá de Henares e do Instituto Cervantes.
A programação, que inclui mais de uma centena de atividades, tem como ponto alto a noite no Teatro Real de 21 de fevereiro, presidida pelo Rei e Rainha da Espanha. No mesmo mês, será lançado um documentário televisivo estrelado pelo rapper Haze, e no dia 1º de outubro será realizado o “Voces Nebrija 500”, um festival com música, poesia e artes cênicas.
Da mesma forma, será realizado um Congresso Internacional da Língua Espanhola (CILE), sob os auspícios do Instituto Cervantes, da RAE e da ASALE (Associação de Academias da Língua Espanhola).
Além disso, um Congresso Internacional Antonio de Nebrija V Centenário será realizado em Lebrija em julho, com um painel que também analisará seu legado no conclave hispanista em Neuchâtel, na Suíça.
O ano de 2022 terá a II Edição dos Prêmios Antonio de Nebrija para a língua espanhola em junho, e durante a Feira do Livro de Frankfurt em outubro será estabelecido um estande em sua homenagem.
mem/ft / fav