De acordo com Provial, dos 37 fechamentos registrados ontem, alguns foram concluídos pacificamente com base no diálogo entre motoristas e polícia, enquanto em outros locais foi necessário o uso da força, como no departamento de Suchitepéquez.
Os confrontos entre manifestantes e autoridades deixaram vários agentes feridos, pessoas capturadas e um policial e um comissário sequestrados, embora finalmente tenham conseguido sua libertação.
Desde segunda-feira passada, os motoristas de transporte de carga pesada e transporte urbano de passageiros iniciaram uma greve nacional como forma de pressionar o Governo de Alejandro Giammattei, que na passada sexta-feira prorrogou pela quarta vez a entrada em vigor do Acordo Governamental 17-2020, que estabelece a contratação de seguro de responsabilidade civil contra terceiros.
No entanto, os insatisfeitos com a medida exigiram seu cancelamento definitivo, o que provocou críticas de várias câmaras econômicas e de passageiros que ficaram presos por mais de 24 horas em longas filas de carros.
rgh/mmc / fav