As autoridades da CNE instalaram os equipamentos tecnológicos necessários ao desenvolvimento da jornada em 1.200 centros distribuídos por todo o país, que permanecerão abertos entre as 06h00 e as 18h00, horário local.
Da mesma forma, o mais alto órgão eleitoral ativou em seu portal na web o sistema de credenciamento de testemunhas dos grupos promotores do referendo e das organizações com fins políticos que estarão presentes durante o desenvolvimento do processo, como parte das garantias para garantir a transparência e segurança deste.
A CNE acordou os termos e condições que regerão o procedimento de recepção das manifestações de vontade dos eleitores interessados em solicitar um referendo revogatório presidencial, após solicitação do Movimento Venezuelano para o Revogatório e outras organizações aderentes.
Da mesma forma, foi estabelecido que o cadastro eleitoral utilizado para validar o procedimento será o mesmo aprovado e auditado para as eleições regionais e municipais de 21 de novembro de 2021, que é composto por 20.929.987 eleitores.
De acordo com a CNE, as manifestações de vontade serão contabilizadas em cada um dos entes federados do país, tendo em conta que para cumprir o requisito de ativação do referendo revogatório presidencial, é necessário atingir 20% do padrão de votantes em cada uma delas.
Caso o valor exigido seja alcançado, o Conselho Nacional Eleitoral organizará então o referendo revogatório, caso contrário, considerará o processo concluído e será acionado o dispositivo constitucional que estabelece a possibilidade de fazer um único pedido revogatório durante o período correspondente.
rgh/wup/cm