O objetivo é trazer 35 novos modelos elétricos para o mercado até 2030. Os principais fabricantes mundiais de automóveis estão dando cada vez mais prioridade aos veículos elétricos e híbridos à medida que crescem as preocupações com a mudança climática.
Atualmente cerca de 10% das vendas de automóveis europeus são veículos elétricos, mas o número nos Estados Unidos é de apenas 2,0%.
O presidente da aliança busca desenvolvimento de veículos elétricos, Jean-Dominique Senard, disse que as três empresas definiram um roteiro comum para 2030, compartilhando investimentos em futuros projetos de eletrificação e conectividade.
Para atingir seus objetivos, a aliança disse que aumentará a cooperação em plataformas comuns de 60 para 80% de seus modelos até 2026.
As empresas também anunciaram uma meta de atingir uma capacidade total de produção de baterias de veículos elétricos de 220 gigawatts-hora até o final da década. A Nissan do Japão é líder no desenvolvimento da tecnologia de baterias de estado sólido.
mgt/rfc/bm